Setembro é o mês de conscientização sobre a prevenção do suicídio

Setembro é o mês de conscientização sobre a prevenção do suicídio. A Associação Brasileira de Psiquiatria(ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina(CFM) organizam desde o ano de 2014 o “setembro amarelo”.

Segundo dados disponibilizados pela  OMS (Organização Mundial da Saúde) no site oficial da campanha, os dados são alarmantes quando falamos de registros de suicídios. “Mais de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.”. O suicídio é a segunda maior causa de morte entre jovens de 15 a 24 anos, uma pessoa tira a própria vida a cada quatro segundos no mundo.

Lembre-se: Você não está sozinho! Falar obre o que sente é fundamental para a saúde mental do adolescente e jovem. Converse com o seu próximo, fale sobre expectativas de futuro e torne a vida prazerosa para quem está ao seu lado.