Alunos do curso técnico de Enfermagem realizaram visita técnica na FUNASA

A Fundação de Saúde (FUNASA) do município de Ouro Preto (RO) recebeu hoje, 08 de fevereiro, os alunos do curso técnico de Enfermagem da UNEOURO, através de uma visita técnica. A visita, orientada pela Prof.ª Daniele Cristina Ceolin, possibilitou a aplicação dos conceitos técnicos aprendidos em sala de aula.

O Diretor da FUNASA, Carlos Amante, participou da recepção dos alunos e explicou detalhadamente os procedimentos de análise laboratorial e microscópica do agente causador da Malária, utilizando a estrutura de análises da própria entidade. A FUNASA é uma fundação pública vinculada ao Ministério da Saúde, surgindo através do Decreto nº 100, de 16 de abril de 1991, como resultado da fusão de vários segmentos da área de saúde, entre os quais, a Fundação Serviços de Saúde Pública (FSESP) e a Superintendência de Campanhas de Saúde Pública (SUCAM). A criação da fundação buscou dar continuidade a algumas das ações desenvolvidas por esses órgãos, além de exercer papel relevante na efetivação da reforma sanitária promovida pelo Ministério da Saúde e ter ação decisiva na implementação e ampliação do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Agradecemos imensamente a parceria que a FUNASA proporcionou. Ter a experiência destes profissionais a disposição da formação de nossos alunos, sem dúvida nenhuma, é um enorme diferencial. O trabalho realizado pela FUNASA na pesquisa e combate à malária foi, e ainda é, fundamental para o controle, diagnóstico e tratamento da doença, que ainda hoje é uma das que mais mata em todo mundo, especialmente em países tropicais. Em nome da UNEOURO, agradeço pela imensa simpatia e cordialidade que fomos recebidos pelo Diretor Carlos.”, finalizou Ceolin.