Alunos do Curso Técnico de Enfermagem participam da campanha de vacinação contra o vírus HPV.  Durante os dias 22 e 23 de junho, os alunos puderam auxiliar a equipe de saúde do Município de Ouro Preto do Oeste na campanha da vacina. A campanha é ofertada para meninas de 9 a 11 anos, com consentimento dos pais através de assinatura da autorização para que as filhas sejam vacinadas nas escolas. A vacinação está sendo oferecida nas escolas da rede pública, particulares e nas unidades básicas de saúde e a intenção é atingir 80% das meninas desta faixa etária.

O HPV (Papilomavírus humano) é o responsável pelo o Câncer de Colo do Útero, o terceiro que mais atinge as mulheres. Segundo a SMS, a vacina protege as meninas contra os principais tipos de vírus causadores do câncer do colo de útero, mas para que a vacina tenha o efeito necessário, precisa seguir corretamente o esquema de três doses. A segunda dose deve ser tomada seis meses após a primeira e, a terceira, cinco anos após a primeira.

Wanderlucia Dantas – Coordenadora do Curso Técnico de Enfermagem