Para ajudar a iniciar um novo sonho ou a voltar aos estudos, estamos oferecendo até 50% de desconto na primeira mensalidade.
Rua Alto Alegre, 494, Ouro Prêto do Oeste, RO | 76920-000
E-mail: uneouro@uneouro.edu.br
Ouvidoria
Formulário Ouvidoria
Telefone: (69) 3461-4278
Avenida Cosme Ferreira, nº. 816, Bairro Coroado, CEP 69082230, Manaus-AM.
E-mail: fam@faculdade.uneouro.edu.br
Ouvidoria: (92) 3024-1747
O Curso de Direito da UNEOURO objetiva formar o profissional do Direito preparado para uma sociedade em rápida e permanente mudança. Este profissional deverá, portanto, estar apto a responder com rapidez e criatividade às demandas jurídicas, o que só será possível mediante uma sólida formação teórico-prática que forneça competência e segurança nos desafios diários.
A proposta curricular do Curso de Direito da UNEOURO foi elaborada considerando os seguintes propósitos:
A inclusão de disciplinas para operacionalizar os conteúdos a se tornarem, efetivamente, elemento criador de competências para um exercício profissional novo e diferenciado;
Operacionalização das disciplinas optativas visando à promoção de formação integralizadora entre as várias áreas do Direito e as transformações sociais;a reelaboração e atualização de ementas e programas, atendendo à constante evolução no âmbito das normas do Direito;
Redimensionamento das disciplinas do eixo de formação prática, impelementando-se ainda mais a teoria à prática, ressaltando a responsabilidade social do curso, através de atividades de extensão;
Despertar o interesse pela pesquisa científica, por intermédio do trabalho de conclusão de curso, atrelado à possibilidade de produções científicas dos acadêmicos e dos docentes do curso de Direito.
A organização curricular privilegia a interdisciplinaridade, representada por um processo coletivo de produção articulada do saber, que busca compreender e transformar a realidade, tida como totalidade concreta (homem e sociedade em movimento de autocriação).
Esta interdisciplinaridade ocorre na intercomunicação efetiva entre as disciplinas por intermédio da fixação de um objeto comum diante dos quais os objetos particulares de cada uma se inter-relacionam.
O aluno formado no curso de Direito é o profissional que carrega consigo grandes responsabilidades.
Seu principal objetivo é disciplinar, organizar e tornar a sociedade mais justa, usando sempre como base a Constituição Nacional e as Leis Internacionais. Esse profissional pode atuar em diversas áreas do relacionamento humano.
Existem duas opções de carreira para o profissional formado no curso de Direito: a carreira jurídica ou a advocacia.
Pode trabalhar com direito civil, arbitragem internacional, direito administrativo e direito criminal.
Também pode atuar na advocacia pública, no Ministério Público e em delegacias policiais.
Portaria nº 268 de 12/06/19.
Formar profissionais na área jurídica habilitados como operadores do Direito, com formação humanística técnico-jurídica e prática, preparados para acompanhar as transformações sociais, aliados ao raciocínio lógico e à consciência da necessidade, de adequar-se ao permanente processo de atualização.
De forma ética, contribuirão para a pacificação da sociedade, sobretudo, para que se tenham garantidos os direitos fundamentais, a dignidade da pessoa humana o pleno exercício da cidadania e o efetivo acesso à justiça.
O profissional formado no Curso de Administração, o Bacharel em Administração (popularmente chamado de administrador) é um profissional qualificado para organizar e aplicar processos de gestão em diversas áreas da empresa desde marketing até recursos humanos.
Entre os principais papéis do administrador de empresas estão:
Consultoria para fechamento de negócios (contabilidade básica e aspectos técnicos);
Estudo e visualização da situação atual da empresa para se poder traçar um plano de ação para o futuro;
Organizar as relações de trabalho entre as pessoas e os fluxos de materiais e informação para maximizar a eficiência;
Acompanhar e assegurar que os planos de administração de empresas traçados para a empresa estão sendo seguidos;
Administrar também os recursos humanos da empresa (funcionários), identificando os tipos de personalidade, motivando e também aplicando uma liderança eficaz;
Realizar o feedback (análise do que aconteceu) de todo este processo citado acima, verificando pontos que falharam e também os pontos positivos para poder ressalta-los;
Organizar e liderar reuniões e também cuidar dos aspectos diários das empresas preparando tarefas para os funcionários e examinando relatórios;
Reconhecimento MEC PORTARIA MEC nº 268, D.O.U de 3 de abril de 2017
Proporcionar ao estudante oportunidade de desenvolver suas habilidades, analisar situações e propor mudanças no ambiente organizacional;
Desenvolver o raciocínio lógico para tratamento das atividades organizacionais;
Desenvolver a capacidade de trabalhar em equipe de ter flexibilidade para atuar nos empreendimentos de um modo geral;
Incentivar o desenvolvimento de novas atividades e expansão de negócios de interesse para o Município de Ouro Preto do Oeste, e Estado de Rondônia;
Incentivar e desenvolver o espírito empreendedor dos futuros profissionais, que pelo efeito multiplicador disseminarão novos conhecimentos, ampliando a geração de produtos, empregos e investimentos no Município de Ouro Preto do Oeste, e Estado de Rondônia;
Complementação da formação acadêmica através de trabalhos práticos de projetos, através da integração Escola-empresa;
Conhecer e estudar os mais variados procedimentos e formas de empreendimento nas diversas áreas empreendedoras no Município de Ouro Preto do Oeste e Estado de Rondônia;
Verificar as tendências do mercado industrial, comercial e prestador de serviços para melhor adequação acadêmica com vista a proporcionar melhor desempenho das atividades profissionais;
Servir como elemento facilitador para o ingresso de futuros profissionais no mercado de trabalho;
Intensificar o relacionamento empresa-escola;Assessorar a implantação de soluções para problemas diagnosticados por professores e alunos.
A pedagogia é a ciência responsável por estudar os métodos e princípios aos quais são voltados diretamente para a educação, associando o aprendizado às questões sociais e à realidade em que o estudante se encontra.
Ao se formar em pedagogia, o indivíduo estará apto para atuar na educação infantil (pré-escola), educação fundamental I (primeiro ao quinto ano), nos Cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, e em cursos de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar, bem como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.
As atividades docentes também compreendem participação na organização e gestão de sistemas e instituições de ensino. Formar pedagogos com uma visão global do processo educativo cultural é a principal meta do curso. Está formulado de acordo com a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDB) e com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia – Licenciatura.
Além de atuar nas áreas de educação citadas, o pedagogo também poderá atuar em empresas com o intuito de desenvolver trabalhos educacionais. Desenvolver projetos, métodos e sistemas ao quais são fundamentais para o aperfeiçoamento da aprendizagem do cidadão.
Também pode trabalhar em diversas instituições como escolas, orfanatos, presídios, universidades, pré-escolas, escolas, em hospitais e em clínicas de pedagogia. Esses são apenas alguns dos lugares que um pedagogo pode atuar, mas o mercado de trabalho para quem é formado em pedagogia é bastante amplo e está de portas abertas para quem quer fazer a diferença no ramo do ensino e da educação.
Reconhecimento MEC Portaria MEC n° 71 de 29 de janeiro de 2015
Atualmente, a pedagogia tem, como objetivo principal, a melhoria no processo de aprendizagem dos indivíduos, através da reflexão, sistematização e produção de conhecimentos. Em escolas, orienta e dirige os professores, com o objetivo de assegurar a qualidade do ensino.
O Bacharelado em Ciências Contábeis objetiva atingir, fundamentalmente, os seguintes pontos: fornecer embasamento técnico-científico que proporcione condições para a realização de escrituração contábil, de estruturação de controle e de análise das situações econômico-financeira e patrimonial de entidades em geral, através de aplicação das técnicas que constituem os sistemas de contabilidade; preparar o aluno para as funções de auditor, de perito judicial e de programador orçamentário de uma entidade.
O contador deve ser um profissional que tenha uma grande capacidade para pesquisar, analisar e discernir, a par de muito bom senso, já que ele é, no sentido lato da palavra, o responsável por todo sistema de informações econômico-financeira e patrimonial de uma entidade, uma vez que os relatórios e pareceres contábeis constituem o elemento básico para a tomada de decisões em uma entidade pública ou privada.
Poderá, também, atuar na área do magistério universitário. Seu campo de atuação implica o exercício junto a pessoas físicas ou jurídicas, de direito público ou privado, com ou sem fins lucrativos, de atividades de planejamento, execução, controle e análise, auditoria e perícias do sistema de informações econômico-financeiras, exercendo tais atividades na condição de profissional autônomo, como sócio de empresa especializada no ramo ou como funcionário.
Reconhecimento MEC PORTARIA MEC nº 268, D.O.U de 3 de abril de 2017
Oferecer ao discente conhecimentos teórico-práticos e habilidades técnicas inerentes à profissão que o torne capaz de produzir informações econômicas, sociais e financeiros auxiliando diversos usuários das informações contábeis na maximização de seus modelos de planejamento e tomada de decisão no que tange o registro e controle do patrimônio das entidades e suas mutações.
O psicólogo estuda os fenômenos psíquicos e de comportamento do ser humano por intermédio da análise de suas emoções, suas ideias e seus valores.
Diagnostica, previne e trata doenças mentais, distúrbios emocionais e de personalidade.
Observa e analisa as atitudes, os sentimentos e os mecanismos mentais do paciente e procura ajudá-lo a identificar as causas dos problemas e a rever comportamentos inadequados.
Este profissional atua em consultórios, em hospitais e nas mais variadas instituições de saúde, contribuindo para a recuperação da saúde psicológica e física das pessoas.
Em escolas, colabora na orientação educacional. É necessário registrar-se no Conselho Regional de Psicologia para exercer a profissão.
Autorização MEC Portaria MEC nº 867 de 11/08/2017
Apresentar os principais fundamentos epistemológicos e históricos que permitam ao formando o conhecimento das bases presentes na construção do saber psicológico, desenvolvendo a capacidade para avaliar criticamente as linhas de pensamento em Psicologia.
Apresentar fundamentos teórico-metodológicos que garantam a apropriação crítica do conhecimento disponível, assegurando uma visão abrangente dos diferentes métodos e estratégias de produção do conhecimento científico em Psicologia.
Apresentar procedimentos para a investigação científica e a prática profissional, de forma a garantir tanto o domínio de instrumentos e estratégias de avaliação e de intervenção, quanto a competência para selecioná-los, avaliá-los e adequá-los a problemas e contextos específicos de investigação e ação profissional.
Apresentar os fenômenos e processos psicológicos, que constituem classicamente objeto de investigação e atuação no domínio da Psicologia, de forma a propiciar amplo conhecimento de suas características, questões conceituais e modelos explicativos construídos no campo, assim como seu desenvolvimento recente.
Apresentar as interfaces da Psicologia com campos afins do conhecimento para demarcar a natureza e a especificidade do fenômeno psicológico e percebê-lo em sua interação com fenômenos biológicos, humanos e sociais, assegurando uma compreensão integral e contextualizada dos fenômenos e processos psicológicos.
Desenvolver junto ao corpo discente práticas profissionais voltadas para assegurar um núcleo básico de competências que permitam a atuação profissional e a inserção do graduado em diferentes contextos institucionais e sociais, de forma articulada com profissionais de áreas afins.
O curso de Enfermagem possui suas Diretrizes Curriculares aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) em 13 de julho de 2005 homologadas pelo Ministro da Educação, em 19 de agosto de 2005.A concepção do curso de Enfermagem está em consonância com o Projeto Institucional da UNEOURO, constituindo, dessa forma, uma condição determinante para formar o bacharel em Enfermagem com sólida formação teórica e técnica, além de pleno desenvolvimento de suas habilidades pessoais.
A articulação entre o elenco de disciplinas e a interdisciplinaridade se dá através do trabalho coletivo e de equipe e da troca estabelecida entre os docentes do curso, que buscam inter-relacionar os conteúdos de ensino e as práticas em atividades de extensão, ensino e pesquisa, tudo em uma intensa interface com os parceiros e com a garantia tecnológica que oportunize a interatividade entre professores e alunos.
Na região na qual se insere a Faculdade percebe-se uma significativa necessidade de mão-de-obra qualificada em diversos setores das diferentes áreas profissionais. Num raio de 150 km a população atendida pela instituição se aproxima dos 300 mil habitantes.
Alguns destes municípios apresentam deficiências quanto à qualidade do atendimento a saúde da população, pois falta mão de obra qualificada.
Autorização MEC Portaria MEC nº 878 de 13/11/2015Formar enfermeiros generalistas, qualificados para o exercício da enfermagem, através de uma perspectiva humanística, crítica e reflexiva, pautado em princípios ético-político-filosóficos, capazes de atuar nas áreas de promoção da saúde, prevenção de doenças, no tratamento e reabilitação no processo saúde-doença do ser humano, da família e da comunidade, compromissado com o continuo crescimento pessoal e social, na busca de uma melhor qualidade de vida.
Oportunizar ao acadêmico o desenvolvimento de habilidades e competências relativas a relacionamento interpessoal, comunicação, liderança e tomada de decisão no processo de cuidado e gerenciamento de serviços de saúde e enfermagem.
Possibilitar ao acadêmico condições de desenvolver habilidades e competências técnico-científicas, ético-políticas e socioeducativas com o objetivo de prestar o cuidado de enfermagem inerente ao exercício da profissão.
Proporcionar ao acadêmico, a compreensão da política de saúde no contexto das políticas sociais na região e no país, possibilitando o reconhecimento dos perfil epidemiológicos da população.
Oportunizar ao acadêmico o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias a identificação de determinantes do processo saúde-doença na coletividade, colaborando na elaboração e efetivação das ações de saúde.
Instrumentalizar o acadêmico para a intervenção na prevenção de danos e promoção e reabilitação da saúde dos indivíduos, famílias e comunidades.
Instrumentalizar os acadêmicos a fim de desenvolver uma práxis multiprofissional considerando os princípios e diretrizes das políticas públicas de educação e saúde.
Instrumentalizar e incentivar o acadêmico para o desenvolvimento de pesquisa na área de saúde e educação, oriundos da integração ensino-pesquisa e extensão.
Estimular a busca de novos paradigmas, desenvolvendo a investigação cientifica no campo de atuação da enfermagem.
Capacitar o acadêmico para atuar nos programas de assistência integral à saúde da criança, do adolescente, da mulher, do adulto e do idoso.
Desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes técnico-pedagógicas essenciais para o exercício de atividades de educação em saúde.
Despertar e desenvolver a sensibilidade, a ética, a moral, a competência e o compromisso para as questões humanas nos vários segmentos da sociedade no processo de cuidar em enfermagem.
Propiciar a formação pedagógica com vistas à possibilidade de docência em áreas de ensino e saúde.
O Engenheiro Civil é um profissional de formação generalista, que atua na concepção, planejamento, projeto, construção, operação e manutenção de edificações e de infra-estruturas. Suas atividades incluem: supervisão, coordenação e orientação técnicas, direção, execução e fiscalização de obra e serviço técnico, vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico.
O egresso da UNEOURO poderá desempenhar cargos e funções técnicas, elaborar orçamentos e cuidar de padronização, mensuração e controle de qualidade.
Pode coordenar equipes de instalação, montagem, operação, reparo e manutenção. Executar desenho técnico e se responsabilizar por análise, experimentação, ensaio, divulgação e produção técnica especializada.
Coordenar e supervisionar equipes de trabalho, realiza estudos de viabilidade técnico-econômica, executa e fiscaliza obras e serviços técnicos; e efetua vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres. Em suas atividades, considera a ética, a segurança, a legislação e os impactos ambientais.
Considerando o exposto e o disposto nas Diretrizes Curriculares para os cursos de Engenharia o egresso do curso deverá contar com uma sólida formação técnico científica e profissional geral que o capacite a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.
O alcance do perfil de egresso desejado se dará por meio do projeto pedagógico do curso de engenharia civil, que através de seu embasamento em três grandes pilares ensino, extensão e pesquisa, o que permitirá ao graduando desenvolver as habilidades e competências necessárias para exercer as atividades profissionais da carreira.
Portaria MEC nº 340 de 30/05/2014
Preparar profissionais capacitados a exercer todas as funções clássicas da Engenharia Civil como prevenir, planejar, calcular, projetar, organizar, comandar, gerenciar, controlar, etc. Formar profissionais criativos, inovadores, líderes, empreendedores e que tenham visão de futuro.
O curso de Farmácia possui suas Diretrizes Curriculares aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) em 19 de fevereiro de 2002.Com base nas Diretrizes Curriculares e na leitura do cenário de mercado que se apresenta na região Norte, foi formulado o currículo do curso de Farmácia da Faculdade de Informática de Ouro Preto do Oeste – UNEOURO.
Na atualidade o farmacêutico deve estar capacitado a realizar atividades associadas ao fármaco, ao medicamento, aos cosméticos, aos alimentos e às análises clínicas e toxicológicas, respeitando a legislação vigente e os princípios éticos da profissão. Deverá participar de ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, de forma integrada e com outros profissionais da área, tanto em nível individual como coletivo, no âmbito do setor público e privado, sendo capaz de assumir, avaliar, sistematizar e determinar as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas e nos princípios da ética, comprometido com o ser humano e com o meio ambiente.
Nessa perspectiva, a formação de Farmacêuticos Generalista para atender a esses diversos campos de atuação está presente na perspectiva do projeto pedagógico ora apresentado, que investirá confiante na criação de cursos na área de saúde, segura do aproveitamento dos seus egressos no mercado de trabalho local, regional e nacional, devido à carência de cursos na área de saúde na região.
Diante dessa realidade, o curso de Farmácia, objeto desta proposta, assume o desafio de suprir a grande carência de profissionais qualificados na região, propondo-se a capacitar alunos para o exercício profissional em um mundo em constante transformação comportamental e ética, em acelerada evolução nas áreas de conhecimento e da tecnologia, além de disponibilizar técnicas e instrumentos para a prática profissional.
Autorização MEC Portaria MEC nº 34 de 01/03/2016
O curso de Farmácia foi planejado para proporcionar aos futuros profissionais conhecimentos que possibilitem as seguintes habilidades e competências gerais:
I – Atenção à saúde: o profissional farmacêutico deverá estar apto para desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde tanto em nível individual quanto coletivo;
II – Tomada de decisões: o farmacêutico deverá ter a capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas, tudo baseado em evidências científicas;
III – Comunicação: o profissional de saúde deve se permanecer acessível mantendo também a confidencialidade das informações a que tiver acesso na sua interação com outros profissionais e com o publico em geral;
IV – Liderança: ao participar de equipes multiprofissionais os farmacêuticos devem estar aptos a assumirem posições de lideranças, sem deixar de lado o bem estar coletivo;
V – Administração e Gerenciamento: os farmacêuticos devem estar aptos a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem gestores e empreendedores na equipe de saúde;
VI – Educação Permanente: os farmacêuticos devem estar aptos a aprender continuamente, tanto na sua formação quanto na sua prática, sendo para isso necessário aprender a aprender e ter responsabilidade e compromisso com a sua formação.
A partir de uma proposta pedagógica inovadora, visa prover a cidade de Ouro Preto do Oeste e região de um centro de excelência no ensino das Engenharias, destinado a formar profissionais capacitados para desempenhar cargos e funções técnicas, elaborar orçamentos e cuidar de padronização, mensuração e controle de qualidade. Pode coordenar equipes de instalação, montagem, operação, reparo e manutenção.
Executar desenho técnico e se responsabilizar por análise, experimentação, ensaio, divulgação e produção técnica especializada.
Considerando os contextos supramencionados e tendo em vista as concepções e princípios norteadores do Projeto Pedagógico de Engenharia Ambiental e de sua estrutura organizacional e curricular, o curso está voltado a uma formação que habilite o Engenheiro Ambiental a compreender o meio natural, social, político, econômico e cultural no qual está inserido, e a tomar decisões em um mundo diversificado e interdependente, baseado no adequado conhecimento teórico e no domínio do instrumental próprio da área.
Alguns destes municípios apresentam deficiências quanto à qualidade do atendimento a saúde da população, pois falta mão de obra qualificada.
Reconhecido – Portaria nº 774, de 6 de abril de 2011.Formar engenheiros ambientais aptos a planejar e gerir questões ambientais com uma visão sistêmica e holística;
Oferecer condições para a formação de um profissional com conhecimento e instrumental que lhe permita pesquisar, elaborar e prover soluções que busquem a sintonia entre as diversas atividades humanas com o meio físico e os ecossistemas;
Ministrar conteúdos que proporcionem aos alunos uma compreensão clara da área de atuação da Engenharia Ambiental, com ênfase na Tecnologia e na Gestão Ambiental para os setores: estatal, privado e terceiro setor;
Qualificar recursos humanos para suprir a demanda por profissionais capacitados a planejar e gerir as questões ambientais no contexto natural, político e socioeconômico da Amazônia Legal;
Incentivar atividades de extensão universitária, estágios, atividades de pesquisa, monitoria, participação em congressos e seminários entre outras atividades;
Integrar-se a outras áreas de conhecimento existentes, buscando o estabelecimento de espaços de produção interdisciplinar;
Buscar intercâmbios nacionais e internacionais com outras instituições de ensino e parcerias com órgãos públicos e privados;
Integrar-se a outras áreas de conhecimento existentes, buscando o estabelecimento de espaços de produção interdisciplinar;
Contribuir para a discussão e tratamento dos problemas ambientais, com uma perspectiva interdisciplinar e prática através do trabalho coletivo e de equipe e da troca estabelecida entre os docentes do curso, que inter-relacionam os conteúdos de ensino e as práticas em atividades de extensão, pesquisa e atividades práticas supervisionadas, tudo em uma intensa interface com os parceiros e com a garantia tecnológica que garanta a interatividade entre professores e alunos.