A Faculdade de Ouro Preto do Oeste promoveu palestra de conscientização em alusão à campanha Outubro Rosa. Nesta última quinta feira (8), palestra sobre cuidados e prevenção ao câncer de mama, câncer uterino, direitos de pacientes oncológicos, dúvidas e dicas foram oferecidas à comunidade acadêmica.

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização realizada por diversos entes no mês de outubro dirigida à sociedade e às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

 O Ginecologista e obstetra Dr. Cesar Ângelo destacou a importância da atenção de todas as mulheres para a prevenção do câncer de mama e também deu dicas para melhor identificação do diagnóstico. Em média 60% dos cânceres são descobertos pela própria mulher. Isso reflete a responsabilidade do Movimento Outubro Rosa e da responsabilidade da mulher sobre seu corpo”, disse o médico.

Segundo ele, homens e mulheres têm de entender a necessidade da prevenção. “Por isso a necessidade de fazer o auto-exame mensalmente e uma visita anual ao ginecologista para realização do exame preventivo de câncer uterino (Papanicolau). O avanço está é percebido pois as mulheres estão procurando mais e se cuidando mais. O auto-exame e a mamografia podem salvar vidas”, alertou. “Porque a prevenção ainda é o melhor remédio!”

Assim, a UNEOURO agradece a presença do Dr. Cesar Ângelo que é sempre bem-vindo à Instituição e enaltece a interação e participação de todos os docentes e acadêmicos.