A Biblioteca da Faculdade Uneouro realizou no período de 09 a 16 de setembro de 2016, uma exposição de livros feitos pelos alunos do 1°ano fundamental I. Tudo é resultado do trabalho desenvolvido pela professora Francirene Bastos.

As crianças que frequentam a biblioteca deixaram de ser apenas leitoras das obras que veem nas prateleiras e puderam colocar a mão na massa literalmente. Para melhor interagir nesse mundo de leitura, a educadora propôs aos pais que confeccionassem um livro junto aos filhos.

A professora também faz uso da “sacolinha literária” em parceria com a biblioteca da instituição, onde eles (ela e os alunos) fazem uma rodinha e cada um conta a história para outro colega. “Os alunos ficam felizes ao ver o seu livro sendo apreciado pelos colegas!”, conta a educadora.

São inúmeros os benefícios do incentivo à leitura desde cedo. Com os livros, a criança desenvolve o vocabulário, aumenta o repertório de palavras, aprende a escrever melhor, trabalha a criatividade, a imaginação e a reflexão. A leitura é importantíssima para o desenvolvimento cognitivo da criança. Quando ela adquire o hábito de ler, seu inconsciente é liberado para o fato mais relevante da leitura, que é a interpretação. Existem alunos que têm dificuldades em várias disciplinas porque não conseguem interpretar o que leem.

De acordo com a Bibliotecária responsável pela exposição, o evento tem como objetivo valorizar o trabalho dos alunos, despertar a curiosidade e o encanto pelos livros.