Ocorreu na manhã de 27 de novembro de 2013, na Câmara Municipal de Ouro Preto do Oeste/RO uma reunião, onde estiveram presentes o Coordenador de Estágio Supervisionado para os cursos de Administração e Ciências Contábeis, Professor Especialista José Alaôr Dalapria Júnior e o Secretário Legislativo de Apoio Parlamentar, Sr. Celson Cabral de Souza, neste ato representando o Presidente da Câmara, Vereador Edis Farias Amaral, por estar este em viagem à Porto Velho/RO.

A pauta principal foi a consolidação de Convênio para a prática de Estágios Supervisionados, a serem desenvolvidos pelos acadêmicos do 6º e 7º período dos Cursos de Administração, Ciências Contábeis e Sistemas de Informação da Faculdade de Ouro Preto do Oeste – UNEOURO.

Trata-se de uma atividade curricular obrigatória e indispensável para a formação acadêmica, com validade para o cumprimento de carga horária exigida para conclusão de curso. Foi instituído e regulamentado por legislação específica e está previsto na matriz curricular dos Cursos de Bacharel em Administração, Ciências Contábeis e Sistemas de Informação.

Para o acadêmico, o Estágio representa a possibilidade de entrar em contato com as oportunidades e ameaças do cenário real, proporcionando seu amadurecimento e preparação para enfrentar as exigências do mercado de trabalho. Além disso, o acadêmico, tem acesso ao mercado de trabalho através do desenvolvimento de atividades práticas, associando-as a referenciais teóricos, estudados em sala de aula, o que proporciona o aprimoramento do senso de responsabilidade quanto ao exercício de suas futuras atividades profissionais, estimulando e capacitando-o para o aprimoramento da investigação científica e do senso crítico.

Através do intercâmbio entre teoria e prática, possibilitado através do desenvolvimento do Estágio, os acadêmicos passam a encontrar soluções para problemas pertinentes às atribuições de suas profissões, criando visão crítica e conciliando aspectos científicos, éticos, sociais, econômicos e políticos para crescimento pessoal e profissional. Nesta primeira etapa, os acadêmicos desenvolverão um trabalho investigativo para levantamento da evolução histórica da Câmara Municipal, informações estas que servirão de matéria-prima para o portal www.ouropretodooeste.ro.leg.br instituído pelo Portal da Transparência do Governo Federal, uma iniciativa da Controladoria-Geral da União (CGU), para assegurar a boa e correta aplicação dos recursos públicos.

O objetivo é aumentar a transparência da gestão pública, permitindo que o cidadão acompanhe como o dinheiro público está sendo utilizado e ajude a fiscalizar. A transparência é o melhor antídoto contra corrupção, dado que ela é mais um mecanismo indutor de que os gestores públicos ajam com responsabilidade e permite que a sociedade, com informações, colabore com o controle das ações de seus governantes, no intuito de checar se os recursos públicos estão sendo usados como deveriam. Na sequência, serão disponibilizadas também vagas para Estagiários nas áreas Administrativas e Contábeis.