O Curso
O psicólogo estuda os fenômenos psíquicos e de comportamento do ser humano por intermédio da análise de suas emoções, suas ideias e seus valores. Ele diagnostica, previne e trata doenças mentais, distúrbios emocionais e de personalidade. Ele observa e analisa as atitudes, os sentimentos e os mecanismos mentais do paciente e procura ajudá-lo a identificar as causas dos problemas e a rever comportamentos inadequados. Este profissional atua em consultórios, em hospitais e nas mais variadas instituições de saúde, contribuindo para a recuperação da saúde psicológica e física das pessoas. Em escolas, colabora na orientação educacional. É necessário registrar-se no Conselho Regional de Psicologia para exercer a profissão.
Objetivos do Curso
- Apresentar os principais fundamentos epistemológicos e históricos que permitam ao formando o conhecimento das bases presentes na construção do saber psicológico, desenvolvendo a capacidade para avaliar criticamente as linhas de pensamento em Psicologia.
- Apresentar fundamentos teórico-metodológicos que garantam a apropriação crítica do conhecimento disponível, assegurando uma visão abrangente dos diferentes métodos e estratégias de produção do conhecimento científico em Psicologia.
- Apresentar procedimentos para a investigação científica e a prática profissional, de forma a garantir tanto o domínio de instrumentos e estratégias de avaliação e de intervenção, quanto a competência para selecioná-los, avaliá-los e adequá-los a problemas e contextos específicos de investigação e ação profissional.
- Apresentar os fenômenos e processos psicológicos, que constituem classicamente objeto de investigação e atuação no domínio da Psicologia, de forma a propiciar amplo conhecimento de suas características, questões conceituais e modelos explicativos construídos no campo, assim como seu desenvolvimento recente.
- Apresentar as interfaces da Psicologia com campos afins do conhecimento para demarcar a natureza e a especificidade do fenômeno psicológico e percebê-lo em sua interação com fenômenos biológicos, humanos e sociais, assegurando uma compreensão integral e contextualizada dos fenômenos e processos psicológicos.
- Desenvolver junto ao corpo discente práticas profissionais voltadas para assegurar um núcleo básico de competências que permitam a atuação profissional e a inserção do graduado em diferentes contextos institucionais e sociais, de forma articulada com profissionais de áreas afins.
Mercado de Trabalho
Com o aumento recente da renda da população, cresceu a procura por psicólogos clínicos nos grandes centros urbanos. Mas esse mercado reage muito à situação econômica. Já no setor público, onde ele pode atuar em hospitais e postos de saúde, a demanda é constante, assim como na área jurídica. O auxílio na preparação de atletas e equipes esportivas de alto desempenho é uma área que cresce. O trabalho do psicólogo também continua requisitado nos setores de recursos humanos das empresas, onde pode fazer treinamentos, atuar como recrutador e até gerenciar o departamento. Orientação educacional e profissional em escolas também são campos de trabalho para o psicólogo. Aumentam, ainda, as chances em neuropsicologia para tratar distúrbios como demências, sequelas de traumatismo crânio encefálico e transtornos de aprendizagem, como dislexia. O profissional também pode trabalhar na área acadêmica, com pesquisa, e em consultoria para empresas, na área de marketing e tomadas de decisões nos negócios.
Perfil do Profissional
Ao final do curso, o egresso deverá ter sólida formação científica em Psicologia, postura ética, visão crítica e autonomia intelectual, apto para:
a)assimilar criticamente novos conceitos científicos, técnicas e instrumentos;
b)compreender processos, tomar decisões e propor soluções no âmbito da Psicologia, com base em parâmetros relevantes da realidade social, econômica e cultural;
c)atender a diferentes tipos de demandas no âmbito da Psicologia;
d)atuar em equipe interdisciplinar e multiprofissional;
e)realizar investigação cientifica e promover inovações no campo da Psicologia;
f)propor e desenvolver ações para promoção da qualidade de vida em diferentes contextos.
Área de atuação
O Curso de Psicologia se estrutura de maneira a contemplar dois enfoques, Clínico e Institucional, e oferece quatro ênfases curriculares para propiciar uma formação generalista e comprometida socialmente, conforme elencado nos objetivos. As ênfases contemplam as seguintes áreas:
- Psicologia e Processos Clínicos;
- Psicologia e Processos Educativos;
- Psicologia e Processos de Gestão;
- Psicologia e Processos de Prevenção e Promoção da Saúde;
Informações Gerais
Modalidade: Bacharelado
Duração: 5 anos
Vagas: 50/anual
Regime: Seriado semestral
Turno: Noturno
Autorização MEC Portaria MEC nº 867 de 11/08/2017
Contato uneouro@uneouro.edu.br
Matriz Curricular
Coordenador(a)
Ms. Devanir Aparecido dos Santos
Atendimento
A confirmar