O canteiro de obras do novo Tribunal de Justiça de Ouro Preto do Oeste recebeu, no início do último mês, acadêmicos de Engenharia Civil da UNEOURO para uma visita técnica acompanhada do Professor Yugo Kawano.

Com o objetivo de Entender a dinâmica básica de uma construção civil e organizar cronologicamente as etapas de construção de uma obra, os alunos também analisaram diretamente em uma obra real, diversos fatores fundamentais na prática da Engenharia.

“Além das análises em macroescala, pudemos observar de perto a distribuição do carregamento ao longo de toda estrutura e também conhecer os elementos básicos das subestruturas e superestruturas de uma obra real. Somente assim podemos proporcionar ao aluno os entendimentos básicos práticos de Construção Civil através do encontro dos alunos com o universo profissional do engenheiro”, analisou o professor Yugo Kawano.

Os alunos puderam acompanhar também a elaboração de parte de DDS (diálogo diário de segurança) na obra ministrado pela técnica de segurança responsável da obra. “Além de vivenciar o cotidiano de trabalho de um engenheiro Gestor de obras, vimos de perto questões que são aspectos comuns no dia-a-dia de um engenheiro, dentre elas conhecer os tipos de estruturas existentes em uma obra, os tipos de revestimentos e acabamentos utilizados e verificar os tipos de métodos construtivos utilizados”, enumera Kawano.

Cerca de 40 acadêmicos participaram da visita, tendo no decorrer da semana debatido as observações que foram realizadas no canteiro de obras do Tribunal de Justiça.

“A formação acadêmica do engenheiro civil passa impreterivelmente por visitas técnicas. E a UNEOURO tem sido exemplar no estímulo prático destes futuros profissionais”, finalizou o Professor Yugo.