Acadêmicos do terceiro período de Enfermagem da Faculdade UNEOURO participaram no último fim de semana (4) da campanha de Vacinação contra Gripe em Vale do Paraíso, fazendo parte da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza promovida pelo Ministério da Saúde e executado pela prefeitura do município.

Acompanhados pela Professora Andréia Damascena, Enfermeira responsável pela Imunização de Vale do Paraíso, os acadêmicos puderam participar ativamente da vacinação e terem novas experiências práticas por meio da ação do Governo Federal.

“É mais uma excelente oportunidade que os acadêmicos da UNEOURO aproveitam. O contato direto com a população é fundamental para a formação destes futuros profissionais, que serão exigidos pelo mercado e atividades como estas atendem estas exigências”, explicou Andréia Damascena.

A CAMPANHA – Devem receber a dose crianças com idade entre 6 meses e menores de 6 anos; grávidas em qualquer período gestacional; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde; povos indígenas; idosos; professores de escolas públicas e privadas; pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.

A dose utilizada este ano sofreu mudanças em duas das três cepas que compõem a vacina e protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no Hemisfério Sul ao longo de 2018, conforme determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS) – incluindo o H1N1.

“A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença”, informou o Ministério da Saúde.