Ocorreu no último dia 03.05.14, nas dependências da Faculdade UNEOURO, um curso de extensão intitulado “A APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO E SUA RESSIGNIFICAÇÃO”, dirigido, especialmente, aos acadêmicos do curso de Pedagogia, onde a presença foi marcante com uma participação ativa em que os alunos puderam rever conceitos, reorganizar ideias, compartilhar conhecimentos e ressignificar pensamentos anteriormente pré-estabelecidos. O curso foi organizado pela Psicóloga, Coordenadora do Núcleo de Apoio Psicopedagógico-NAPS e Professora de Psicologia da Educação II da Faculdade UNEOURO, Leni de Souza Barros.

No curso de pedagogia é de extrema relevância que os estudantes conheçam como os teóricos investigaram e investigam o desenvolvimento humano e o processo de aquisição da aprendizagem para que possam nortear a sua apropriação do conhecimento para posteriormente saber como a mesma ocorre com seus discentes, ou como aplicá-los na prática docente.

Investigar como acontece a apropriação do conhecimento e fazer uma ressignificação, repensando os modos de como e porque ocorre a aprendizagem, poderá contribuir para o desenvolvimento da atividade dos docentes e futuros docentes, buscando, cada vez mais, a excelência no seu caminhar profissional.

Está, aqui, em questão a formação docente de Pedagogos da Faculdade UNEOURO, visando um aperfeiçoamento do profissional devido ao fato de que este lidará com o aprender a aprender, aprender a ensinar, aprender a ouvir, aprender com o aprendiz, aprender a ser mediador do conhecimento e o aprender a ser pedagogo. Tomando como referencial psicológico para estudar e analisar como ocorre a apropriação do conhecimento, sob a ótica desses futuros docentes.