UNEOURO promove dia de cadastro de doadores de medula óssea

O Laboratório de Semiologia da Faculdade UNEOURO recebeu durante esta terça-feira (17) voluntários para realizarem coleta de sangue para o Cadastro Nacional de Doadores de Medula Óssea, promovido e acompanhado pelos acadêmicos de Enfermagem da Instituição em parceria com a Fhemeron

Ao todo foram coletadas e registradas 289 novas amostras que estarão disponíveis em um banco de dados nacional, podendo salvar vidas em todo território brasileiro.

A Coordenadora de Enfermagem, Profª Flaviane Liberato conta como é realizado o procedimento. “É coletado do voluntário 5ml de sangue. Essa amostra fica em um banco de dados e quando encontrado um doador compatível o doador é convidado a ir realizar a doação de Medula Óssea”.

Profª Flaviane explica também que o processo de busca do doador é simples e totalmente informatizado. “O médico responsável inscreve as informações do paciente necessitado do transplante, incluindo o resultado do exame de histocompatibilidade no sistema do Registro Nacional de Receptores de Medula Óssea. Após aprovação da inscrição do paciente, a busca é iniciada imediatamente. Por isso, a contribuição que nossa comunidade prestou hoje, é de um valor inestimável”, ponderou a Coordenadora.

A IMPORTÂNCIA – O transplante de medula óssea pode beneficiar o tratamento de cerca de 80 doenças em diferentes estágios e faixas etárias. O fator que mais dificulta a realização do procedimento é a falta de doador compatível, já que as chances de o paciente encontrar um doador compatível são de 1 em cada 100 mil pessoas, em média.

Além disso, o doador ideal (irmão compatível) só está disponível em cerca de 25% das famílias brasileiras – para 75% dos pacientes é necessário identificar um doador alternativo a partir dos registros de doadores voluntários, bancos públicos de sangue de cordão umbilical ou familiares parcialmente compatíveis (haploidênticos).

Para aumentar a probabilidade de êxito na localização, é fundamental manter os dados cadastrais atualizados no REDOME. Caso haja alguma mudança de informação, preencha este formulário. O voluntário pode ser chamado para efetuar a doação com até 60 anos de idade.

Você está aqui: Início Notícias UNEOURO promove dia de cadastro de doadores de medula óssea