NAPS - Núcleo de Apoio Psicopedagógico

O NAPS - Núcleo de Apoio Psicopedagógico da Faculdade UNEOURO, foi criado em 2011, após apresentação de projeto da Psicóloga da Instituição, Leni de Souza Barros e visa contribuir com a excelência da qualidade do ensino, promover, assistir, apoiar, citar e assessorar a comunidade acadêmica nos aspectos pedagógicos e psicológicos, tendo como enfoque a ética, a garantia da cidadania, a promoção do bem estar, a confiança e a auto-estima.

Várias Instituições de Ensino Superior convivem com a heterogeneidade de objetivos e faixas etárias, bem como com uma diversidade cultural e sócio-econômica, o que, muitas vezes, tem gerado altos índices de evasão escolar por diferentes razões e motivos, tais como: precariedade na formação da educação básica; dificuldades em lidar com a vivência em grupo; dificuldades decorrentes da vida moderna; questões financeiras e afetivo-emocionais; dificuldades de aprendizagem, dentre outras.

Desta forma, o Núcleo de Apoio Psicopedagógico é o espaço para o redimensionamento do olhar em relação à complexidade humana que, direta ou indiretamente, envolvem as relações do cotidiano do ensino superior. Assim, prevê ações que remetem à idéia de sujeito integral. Tem como paradigma o homem enquanto um sujeito biopsicossocial e acredita que sua relação com o conhecimento parte de relações saudáveis consigo mesmo, com o outro e com o mundo.

Além disso, visa propor ações com o objetivo de apoiar a comunidade acadêmica nos aspectos psicopedagógico e afetivo, oportunizando a reflexão e o debate acerca das necessidades didático-pedagógicas individuais e coletivas, proporcionando uma evolução na aquisição de competências que visem o aprimoramento tanto pedagógico, intelectual, afetivo e emocional do futuro profissional, o acadêmico.

Também, trata de assuntos conflitantes que podem gerar problemas ou distúrbios pedagógicos no relacionamento entre aluno-aluno, professor-aluno, aluno-instituição e professor-instituição, conjuntamente com a Coordenação de Graduação e pós-graduação, que intermediará problemas na relação professor-professor, professor-aluno e demais funcionários no âmbito da IES. O NAPS também tem por objetivo trabalhar os problemas de aprendizagem que os acadêmicos eventualmente possuam, possibilitando um diagnóstico sobre os principais fatos que podem estar gerando tais dificuldades de modo a propor as intervenções adequadas e necessárias, visando sempre o aprimoramento do desempenho acadêmico.

Acesse o Blog do NAPS e saiba mais. Mensagens e Dicas valiosas.

http://napsuneouro.blogspot.com.br/

Você está aqui: Início NAPS