Bacharelado em Psicologia

O Curso

O psicólogo estuda os fenômenos psíquicos e de comportamento do ser humano por intermédio da análise de suas emoções, suas ideias e seus valores. Ele diagnostica, previne e trata doenças mentais, distúrbios emocionais e de personalidade. Ele observa e analisa as atitudes, os sentimentos e os mecanismos mentais do paciente e procura ajudá-lo a identificar as causas dos problemas e a rever comportamentos inadequados. Este profissional atua em consultórios, em hospitais e nas mais variadas instituições de saúde, contribuindo para a recuperação da saúde psicológica e física das pessoas. Em escolas, colabora na orientação educacional. É necessário registrar-se no Conselho Regional de Psicologia para exercer a profissão.


Objetivos do Curso

  • Apresentar os principais fundamentos epistemológicos e históricos que permitam ao formando o conhecimento das bases presentes na construção do saber psicológico, desenvolvendo a capacidade para avaliar criticamente as linhas de pensamento em Psicologia.
  • Apresentar fundamentos teórico-metodológicos que garantam a apropriação crítica do conhecimento disponível, assegurando uma visão abrangente dos diferentes métodos e estratégias de produção do conhecimento científico em Psicologia.
  • Apresentar procedimentos para a investigação científica e a prática profissional, de forma a garantir tanto o domínio de instrumentos e estratégias de avaliação e de intervenção, quanto a competência para selecioná-los, avaliá-los e adequá-los a problemas e contextos específicos de investigação e ação profissional.
  • Apresentar os fenômenos e processos psicológicos, que constituem classicamente objeto de investigação e atuação no domínio da Psicologia, de forma a propiciar amplo conhecimento de suas características, questões conceituais e modelos explicativos construídos no campo, assim como seu desenvolvimento recente.
  • Apresentar as interfaces da Psicologia com campos afins do conhecimento para demarcar a natureza e a especificidade do fenômeno psicológico e percebê-lo em sua interação com fenômenos biológicos, humanos e sociais, assegurando uma compreensão integral e contextualizada dos fenômenos e processos psicológicos.
  • Desenvolver junto ao corpo discente práticas profissionais voltadas para assegurar um núcleo básico de competências que permitam a atuação profissional e a inserção do graduado em diferentes contextos institucionais e sociais, de forma articulada com profissionais de áreas afins.

 

Mercado de Trabalho

Com o aumento recente da renda da população, cresceu a procura por psicólogos clínicos nos grandes centros urbanos. Mas esse mercado reage muito à situação econômica. Já no setor público, onde ele pode atuar em hospitais e postos de saúde, a demanda é constante, assim como na área jurídica. O auxílio na preparação de atletas e equipes esportivas de alto desempenho é uma área que cresce. O trabalho do psicólogo também continua requisitado nos setores de recursos humanos das empresas, onde pode fazer treinamentos, atuar como recrutador e até gerenciar o departamento. Orientação educacional e profissional em escolas também são campos de trabalho para o psicólogo. Aumentam, ainda, as chances em neuropsicologia para tratar distúrbios como demências, sequelas de traumatismo crânio encefálico e transtornos de aprendizagem, como dislexia. O profissional também pode trabalhar na área acadêmica, com pesquisa, e em consultoria para empresas, na área de marketing e tomadas de decisões nos negócios.

 

Perfil do Profissional

Ao final do curso, o egresso deverá ter sólida formação científica em Psicologia, postura ética, visão crítica e autonomia intelectual, apto para: 

a)assimilar criticamente novos conceitos científicos, técnicas e instrumentos; 

b)compreender processos, tomar decisões e propor soluções no âmbito da Psicologia, com base em parâmetros relevantes da realidade social, econômica e cultural; 

c)atender a diferentes tipos de demandas no âmbito da Psicologia; 

d)atuar em equipe interdisciplinar e multiprofissional; 

e)realizar investigação cientifica e promover inovações no campo da Psicologia; 

f)propor e desenvolver ações para promoção da qualidade de vida em diferentes contextos.

 

Área de atuação

O Curso de Psicologia se estrutura de maneira a contemplar dois enfoques, Clínico e Institucional, e oferece quatro ênfases curriculares para propiciar uma formação generalista e comprometida socialmente, conforme elencado nos objetivos.  As ênfases contemplam as seguintes áreas: 

  • Psicologia e Processos Clínicos;
  • Psicologia e Processos Educativos;
  • Psicologia e Processos de Gestão;
  • Psicologia e Processos de Prevenção e Promoção da Saúde;

 

Você está aqui: Início Cursos Graduação Psicologia