Engenharia Civil

O Curso

A partir de uma proposta pedagógica inovadora, o curso visa prover a cidade de Ouro Preto do Oeste e região de um centro de excelência no ensino das Engenharias, destinado a formar profissionais capacitados para desempenhar cargos e funções técnicas, elaborar orçamentos e cuidar de padronização, mensuração e controle de qualidade. Pode coordenar equipes de instalação, montagem, operação, reparo e manutenção. Executar desenho técnico e se responsabilizar por análise, experimentação, ensaio, divulgação e produção técnica especializada.

Perfil do Profissional

O Engenheiro Civil é um profissional de formação generalista, que atua na concepção, planejamento, projeto, construção, operação e manutenção de edificações e de infra-estruturas. Suas atividades incluem: supervisão, coordenação e orientação técnicas; estudo, planejamento, projeto e especificação; estudo de viabilidade técnico-econômica; assistência, assessoria e consultoria; direção, execução e fiscalização de obra e serviço técnico; vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico. O egresso da UNEOURO poderá desempenhar cargos e funções técnicas, elaborar orçamentos e cuidar de padronização, mensuração e controle de qualidade. Pode coordenar equipes de instalação, montagem, operação, reparo e manutenção. Executar desenho técnico e se responsabilizar por análise, experimentação, ensaio, divulgação e produção técnica especializada. Coordenar e supervisionar equipes de trabalho, realiza estudos de viabilidade técnico-econômica, executa e fiscaliza obras e serviços técnicos; e efetua vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres. Em suas atividades, considera a ética, a segurança, a legislação e os impactos ambientais.

Considerando o exposto e o disposto nas Diretrizes Curriculares para os cursos de Engenharia o egresso do curso deverá contar com uma sólida formação técnico científica e profissional geral que o capacite a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.

O alcance do perfil de egresso desejado se dará por meio do projeto pedagógico do curso de engenharia civil, que através de seu embasamento em três grandes pilares ensino, extensão e pesquisa, o que permitirá ao graduando desenvolver as habilidades e competências necessárias para exercer as atividades profissionais da carreira. 

Mercado de Trabalho

O profissional egresso do curso de Engenharia Civil com formação técnica e científica atuará na concepção, planejamento, projeto, construção, operação e manutenção de edificações e de infra-estruturas.

Suas atividades incluem:

  • supervisão, coordenação e orientação técnicas;
  • estudo, planejamento, projeto e especificação;
  • estudo de viabilidade técnico-econômica;
  • assistência, assessoria e consultoria;
  • direção, execução e fiscalização de obra e serviço técnico;
  • vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico.

 

Você está aqui: Início Faculdade Graduação Engenharia Civil