Ciências Contábeis

O Curso

O Bacharelado em Ciências Contábeis objetiva atingir, fundamentalmente, os seguintes pontos: fornecer embasamento técnico-científico que proporcione condições para a realização de escrituração contábil, de estruturação de controle e de análise das situações econômico-financeira e patrimonial de entidades em geral, através de aplicação das técnicas que constituem os sistemas de contabilidade; preparar o aluno para as funções de auditor, de perito judicial e de programador orçamentário de uma entidade.

O Profissional

O contador deve ser um profissional que tenha uma grande capacidade para pesquisar, analisar e discernir, a par de muito bom senso, já que ele é, no sentido lato da palavra, o responsável por todo sistema de informações econômico-financeira e patrimonial de uma entidade, uma vez que os relatórios e pareceres contábeis constituem o elemento básico para a tomada de decisões em uma entidade pública ou privada. Poderá, também, atuar na área do magistério universitário. 

Seu campo de atuação implica o exercício junto a pessoas físicas ou jurídicas, de direito público ou privado, com ou sem fins lucrativos, de atividades de planejamento, execução, controle e análise, auditoria e perícias do sistema de informações econômico-financeiras, exercendo tais atividades na condição de profissional autônomo, como sócio de empresa especializada no ramo ou como funcionário.

O mercado de trabalho

O Conselho Federal de Contabilidade tem 417 mil profissionais registrados. Mesmo assim, empresas ainda carecem de mão de obra. Isso porque micros e grandes empresas precisam de pelo menos um contador responsável. Boa parte dos profissionais está nos escritórios de contabilidade, auditoria e consultoria. Por todos esses motivos, a carreira de contabilista está em alta. O setor público é outro segmento que está bastante aquecido. Também são raros os formados que se dedicam à pesquisa e à docência, o que mantém em alta a procura por contabilistas que queiram se dedicar à carreira acadêmica. Nas capitais, as maiores oportunidades e salários estão nas grandes e médias empresas, incluindo instituições financeiras e multinacionais.  Para o autônomo, existem boas perspectivas em todo o país. Outra função importante é a realização de relatórios e balanços anuais seguindo critérios internacionais, como os do Conselho Internacional de Padrões de Contabilidade (Iasb). O Banco Central determinou que até 2010 todos os bancos apresentem sua demonstração financeira seguindo os novos critérios.

O que você pode fazer?

  • Auditoria: Fiscalizar as contas de uma empresa, conferindo os registros nos livros e os dados de balanços.
  • Contabilidade gerencial: Registrar e analisar as operações financeiras e patrimoniais de uma empresa, acompanhando todas as transações da organização.
  • Controle e perícia: Coordenar as operações fiscais e financeiras de empresas públicas e privadas.
  • Ensino: Dar aulas em cursos técnicos e treinamento para funcionários de empresas na área contábil. Para exercer o magistério no Ensino Superior é preciso pós-graduação.
Você está aqui: Início Cursos Graduação Ciências Contábeis