ARTIGO: ENEM E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE ENSINO MÉDIO

ENEM E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE ENSINO MÉDIO

  

 Sirley Leite Freitas

 

RESUMO

 

Nas últimas décadas muito se tem falado em educação no Brasil, uma vez que para que o país possa se desenvolver e cumprir com as exigências internacionais é preciso que avance em uma educação de qualidade. Entretanto o baixo desempenho da educação brasileira nos índices de desenvolvimento da educação básica (IDEB), nos últimos anos, torna árdua a caminhada do Brasil na escalada rumo aos índices da educação alcançados pelos países desenvolvidos. Visando a melhoria na qualidade da educação brasileira foram implementadas diversas políticas e planos educacionais, principalmente após a promulgação da Lei Nº 9.394/96. Dentre as políticas educacionais algumas se destinavam a criar mecanismos para a avaliação de desempenho da educação, e entre eles o Exame Nacional de Ensino Médio – ENEM. Porém ao que se parece o ENEM, além de avaliar o desempenho dos alunos ao final na educação básica e de servir como subsídio para novas políticas educacionais, também pode estar produzindo uma mudança na prática pedagógica e metodológica dos professores, tendo em vista o fato de ser um exame a nível nacional com cobranças de competências e habilidades voltadas para o domínio de operações cognitivas, tomada de decisões e um conhecimento amplo sobre a sociedade globalizada e cidadania. 

 

PALAVRAS CHAVE: Mudança, prática pedagógica, professores e ENEM.

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ARTIGO: VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS NO ESPAÇO ESCOLAR

VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS NO ESPAÇO ESCOLAR

 Sirley Leite Freitas

 

Resumo

Os Direitos Humanos relacionado à educação não vem sendo respeitados no espaço escolar, pois ainda existem muitas pessoas não alfabetizadas no país, e escolas, no setor público e privado, que não atendem as necessidades básicas que uma escola deve atender. Portanto, é preciso entender os motivos pelo qual tais violações acontecem e buscar os meios necessários para inibir as mesmas. A violação aos Direitos Humanos no espaço escolar pode ocorrer de diversas formas, que vão desde a violência física até o descumprimento do papel da escola perante a sociedade. Existem muitos os dispositivos legais que garantem e protegem os Direitos Humanos, Tais como: Declaração Universal Dos Direitos Do Homem (ONU/1948), Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, Lei nº 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Base da Educação) e outras leis esparsas, mas os mesmos não vêm sendo respeitados e nem cumpridos. A escola, enquanto espaço de convivência social deve ser disseminadora de conceitos relacionados a ética, dignidade e cidadania, uma vez que, o papel da escola não é simplesmente o ensino do conhecimento cognitivo, mas também o lugar onde o educando possa ter acesso as todas as possibilidades para um bom desenvolvimento como profissional e cidadão. O Estado, a família, a escola e a sociedade em geral devem assumir seu papel na defesa dos Direitos Humanos e a garantia dos mesmos no espaço escolar. No entanto, algumas instituições públicas e privadas vem discutindo sobre as violações de Direitos Humanos no espaço escolar com o intuito de resolver tal problemática.

 

Palavras chave: Direitos Humanos, violação e escola.

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