Informações Gerais

Localizada no bloco A, a Biblioteca da UNEOURO foi instalada em maio de 2005 com o início do curso de Sistemas de Informação e tem por finalidade fornecer à comunidade acadêmica apoio bibliográfico e suporte informacional necessários ao desenvolvimento dos programas de ensino, pesquisa e extensão.

Objetivos da Biblioteca

  • Constituem-se seus objetivos proporcionar serviços bibliotecários e de informação à comunidade universitária, de modo a contribuir para o desenvolvimento dos programas de ensino, pesquisa e extensão;
  • reunir, organizar, manter e divulgar a produção intelectual da UNEOURO;
  • catalogar as publicações adquiridas por meio de compras, assinaturas ou doações e disponibilizá-las para consulta nas estantes;
  • prestar atendimento e orientações técnicas aos usuários;
  • disponibilizar aos usuários materiais de consulta bibliográfica por meio de obras de seu acervo ou aquelas recebidas por intercâmbio com outras bibliotecas.

Acervo

O acervo possui atualmente 4.362 volumes composto por livros, periódicos e revistas especializadas, fitas de vídeo (VHS), cd-rom, jornais, mapas, obras especiais, obras de referência, processos transitados em julgado e arquivado nas áreas penal e civil. A Instituição mantém assinaturas correntes de periódicos de diversas áreas.

Informatização do acervo

Todo o acervo da Biblioteca e serviço de catalogação estão informatizados com possibilidade de consulta, reserva e renovação de empréstimos por meio de microcomputadores na IES ou de qualquer outro que tenha acesso à Internet.

Terminais de consulta ao acervo e à internet

Estão disponibilizados na Biblioteca 04 terminais, sendo para consulta ao Acervo e Internet.

Usuários

São todos aqueles que fazem uso do acervo, dos recursos ou dos serviços disponíveis na Biblioteca, dividindo-se em:

  • Grupo 1: Alunos de Graduação, Pós-Graduação e Extensão;
  • Grupo 2: Professores;
  • Grupo 3: Servidores Técnicos e Administrativos;
  • Grupo 4: Membros da comunidade externa.

Atendimento ao usuário e acesso ao acervo

O atendimento ao usuário será feito no balcão de atendimento por ordem de chegada à Biblioteca. O acesso ao acervo é livre e conta com funcionários para prestar as informações necessárias aos usuários quanto à procura de obras no sistema, localização nas estantes e outros serviços.

Empréstimo domiciliar

O empréstimo domiciliar das obras catalogadas é permitido somente aos usuários dos grupos 1, 2 e 3 em situação regular. As obras do acervo são disponibilizadas também à comunidade e estudantes de escolas públicas e privadas para consulta local.

Horário de funcionamento

De segunda à sexta-feira, das 13h às 17h e das 18h30min às 22h45min, e nos sábados letivos.

Apoio ao acadêmico

Presta apoio aos alunos quanto à normatização dos trabalhos acadêmicos e ficha catalográfica dos mesmos e orientação para utilização de normas técnicas (ABNT). Além de estar disponível manual da IES de orientação para a confecção e apresentação de trabalhos científicos, disponibiliza as normas atuais da ABNT para consulta pelos alunos.

Instalações para estudos

No espaço físico da Biblioteca há gabinetes para estudos individuais, gabinetes para estudos coletivos e sala de leitura.

Política de expansão e atualização

A Biblioteca tem definida uma política de expansão e de atualização de seu acervo para atender de modo satisfatório a demanda ocasionada pelo aumento de usuários. Por isso, a aquisição de livros leva em consideração a indicação de docentes, procura pelos discentes, indicação dos coordenadores de cursos, compatibilidade do acervo com o conteúdo das disciplinas e reposição devido a danos.

Com base nesses critérios de aquisição e de acordo com o plano de expansão da Biblioteca, há a previsão de compras anuais estabelecidas pelo planejamento econômico-financeiro da Instituição por meio de recursos do FAB - Fundo de Apoio à Biblioteca.

Os periódicos são adquiridos por assinatura, intercâmbio ou doação de diversas universidades e faculdades brasileiras, prevalecendo as assinaturas.

 

Você está aqui: Início Biblioteca Informações Gerais