Direito

O CURSO

 

O Curso de Direito da UNEOURO objetiva formar o profissional do Direito preparado para uma sociedade em rápida e permanente mudança. Este profissional deverá, portanto, estar apto a responder com rapidez e criatividade às demandas jurídicas, o que só será possível mediante uma sólida formação teórico-prática que forneça competência e segurança nos desafios diários.

Objetivo Geral

Formar profissionais na área jurídica habilitados como operadores do Direito, com formação humanística técnico-jurídica e prática, preparados para acompanhar as transformações sociais, aliados ao raciocínio lógico e à consciência da necessidade, de adequar-se ao permanente processo de atualização. De forma ética, contribuirão para a pacificação da sociedade, sobretudo, para que se tenham garantidos os direitos fundamentais, a dignidade da pessoa humana o pleno exercício da cidadania e o efetivo acesso à justiça.

Proposta Curricular:

A proposta curricular do Curso de Direito da UNEOURO foi elaborada considerando os seguintes propósitos:

  • a inclusão de disciplinas para operacionalizar os conteúdos a se tornarem, efetivamente, elemento criador de competências para um exercício profissional novo e diferenciado;
  • operacionalização das disciplinas optativas visando à promoção de formação integralizadora entre as várias áreas do Direito e as transformações sociais;
  • a reelaboração e atualização de ementas e programas, atendendo à constante evolução no âmbito das normas do Direito;
  • redimensionamento das disciplinas do eixo de formação prática, impelementando-se ainda mais a teoria à prática, ressaltando a responsabilidade social do curso, através de atividades de extensão;
  • despertar o interesse pela pesquisa científica, por intermédio do trabalho de conclusão de curso, atrelado à possibilidade de produções científicas dos acadêmicos e dos docentes do curso de Direito.

A organização curricular privilegia a interdisciplinaridade, representada por um processo coletivo de produção articulada do saber, que busca compreender e transformar a realidade, tida como totalidade concreta (homem e sociedade em movimento de autocriação). Esta interdisciplinaridade ocorre na intercomunicação efetiva entre as disciplinas por intermédio da fixação de um objeto comum diante dos quais os objetos particulares de cada uma se inter-relacionam.

Profissão:

O aluno formado no curso de Direito é o profissional que carrega consigo grandes responsabilidades. Seu principal objetivo é disciplinar, organizar e tornar a sociedade mais justa, usando sempre como base a Constituição Nacional e as Leis Internacionais. Esse profissional pode atuar em diversas áreas do relacionamento humano. Existem duas opções de carreira para o profissional formado no curso de Direito – a carreira jurídica ou a advocacia. Pode trabalhar com direito civil, arbitragem internacional, direito administrativo e direito criminal. Também pode atuar na advocacia pública, no Ministério Público e em delegacias policiais.

Informações Gerais:

Modalidade: Bacharelado

Duração: 5 anos

Vagas: 100/anual

Regime: Seriado semestral

Turno: Noturno

Autorização do MEC:

Portaria nº 268 de 12/06/19.

Matriz Curricular 2019